12 de outubro de 2011

Comporta - Brejo da Amada

Para aproveitar o calor dos últimos dias de Verão e dos primeiros de Outono decidimos partir rumo à Comporta.
Pela frente tínhamos algumas horas de viagem, mas em forma de pausa e para encurtar a mesma decidimos apanhar um ferry de Setúbal até Tróia com a Atlantic Ferries.
Pagámos €2,50 por adulto e €11 pelo transporte do veículo.

Há muito que adoramos o Litoral Alentejano, as suas paisagens magníficas e variadas, desde a floresta, praias, dunas, várzeas, vinhas e em especial o concelho de Grândola.


Graças à preservação da Reserva Natural do Estuário do Sado e à preservação do património histórico pode observar-se nesta zona uma grande diversidade de aves e até golfinhos, especialmente junto à Ilha do Cavalo, onde golfinhos e flamingos teimam em marcar a sua presença.
As paisagens, estas, são singulares e inigualáveis com um contraste harmonioso de cores que variam entre o verde da vegetação e o azul da água e do céu.
Os arrozais, sustento da população local, também não passam despercebidos assim como as cegonhas que quase se impõem como símbolo da região.


Nesta vasta área natural da Comporta estão inseridas inúmeras herdades, todas elas bem cuidadas, transmitindo serenidade e muita calma aos amantes da natureza.
Estas herdades são excelentes para quem procura passar férias descontraídas, longe de formalismos, mas muito perto de um ambiente acolhedor, envolto numa natureza bela e contemplativa.


Para os poucos dias que ali passámos elegemos o "Brejo da Amada" para pernoitar.
Este espaço rústico e ecológico tem tudo para se desfrutar de umas férias tranquilas, no entanto apesar do luxo não existir, não falta conforto nem comodidade.

Fica em Muda, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal, e conta com cerca de 60 hectares de pinhal, vários bungalows de madeira e uma casa principal com três quartos.


Optámos por ficar na casa da várzea, ou seja, o bungalow maior que conjuga tradição, simplicidade e charme.


A casa da várzea dispõe de 2 quartos, cada um com sua casa de banho, uma sala e kitchnet na mesma.
Na varanda da casa está integrada uma espécie de jacuzzi, óptimo para as tardes de sol forte.


O Brejo da Amada dispõe ainda de um excelente lago biológico óptimo para banhos, onde a qualidade da água é assegurada pelo equilíbrio biológico entre os organismos aquáticos e as plantas, assim como de uma piscina tradicional em pleno pinhal junto à casa da várzea.


Apesar da vasta área de terreno, encontram-se ali preservadas inúmeras características da região.


Se visitar esta zona de Portugal, não pense duas vezes e fique por aqui.
Lembre-se que para além da componente aquática, poderá desfrutar, no próprio "Brejo da Amada", de óptimos passeios a pé ou de bicicleta ou se gosta de se bronzear dirija-se a uma das praias mais próximas.


O pequeno-almoço foi-nos servido na esplanada do jardim uma vez que o tempo estava excelente.


Aproveitámos também para ir à praia uma vez que a Comporta conta com cerca de doze quilómetros de costa, onde o mar é cristalino e o areal dourado.
Destes doze quilómetros fazem parte a famosa praia da Comporta, a praia do Carvalhal e a praia do Pego, que graças à sua beleza ímpar e ao facto de possuírem bandeira azul são de longa data praias de eleição para quem gosta de relaxar e aproveitar o que de bom Portugal tem para oferecer.


Uma vez por ali, não deixe de assistir ao deslumbrante pôr-do-sol.

3 comentários:

  1. A ultima vez que passamos por lá foi no passado Verão e assim como vocês, também recomendamos! Boa crónica!
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. De facto é óptimo para relaxar, pois está em perfeita harmonia com a Natureza :)
    Abraço

    ResponderEliminar