10 de dezembro de 2010

Edimburgo, Escócia

Edimburgo, Património Mundial da UNESCO, é uma cidade extremamente pequena e um fim-de-semana seria suficiente para visitar as principais atracções, no entanto quando chegámos o céu estava escuro, e pouco depois a chuva deu mostras de si. Em vez de 2 dias ficámos com pouco mais de 1 para passear e conhecer esta cidade cheia de tradições, não lhe dando a importância que esta merecia.

Assim que o tempo melhorou dirigimo-nos à Royal Mile, uma composição de várias ruas que deram origem a esta via com cerca de uma milha de extensão e onde não faltam características medievais.


Esta via estende-se desde o Palácio de Holyrood até ao Castelo e é considerada a parte "velha" da cidade, onde cada edifício, cada pedra da calçada, cada detalhe salta à vista e não passa despercebido.


É nesta via que fica a magnífica Catedral de St.Giles onde se destacam características do gótico medieval e renascentista e cujo pináculo em forma de coroa, adicionado em 1400, é o mais bonito e delicado que alguma vez tivemos oportunidade de apreciar.


O seu interior é extremamente elegante, no qual se destacam os vitrais e o azul pouco comum que dá cor ao tecto da Catedral, ganhando ainda mais vida sempre que são dados concertos musicais.
Ainda no interior desta pode visitar-se a Capela da Ordem do Cardo.


A entrada para a nave é grátis, no entanto se pretender tirar fotografias dirija-se ao balcão de informação da Catedral, dar-lhe-ão permissão mediante pagamento de £2.
Se preferir ir de autocarro apanhe o 35, 23, 27, 28, 41 ou 42, todos com paragem muito próxima.

Caminhe mais um pouco em direcção ao Castelo e ainda na Royal Mile visite a Scotch Whisky Experience, uma das atracções mais concorridas da cidade, situada no antigo edifício da escola de Castlehill.
Terá a oportunidade de aprender tudo sobre a história e o processo de produção do whisky escocês, enquanto se diverte viajando num barril de whisky.



Com mais de 3.500 garrafas aproveite e admire a maior colecção do mundo de whisky. Aprenda a degustar e a distinguir os diferentes aromas desta bebida e descubra qual o seu favorito. Fique a saber mais sobre as surpreendentes diferenças entre os whiskies das regiões de Highlands, Lowlands, Speyside e Islay.


Aberto todos os dias, excepto dia de Natal.

Poderá optar entre três tipos de bilhete:
Entrada Silver - £12 (GBP) por adulto
Entrada Gold - £21 (GBP) por adulto
Entrada Platinum - £25 (GBP) por adulto

Finalmente chegámos ao Castelo cuja sua história representa toda a história da Escócia.


Encontra-se erguido numa colina rochosa, no que sobrou de um vulcão, e é hoje considerado um poderoso símbolo nacional.
Conta com vários edifícios sendo possível visitar: As Jóias da Coroa Escocesa, o Grande Hall, o Palácio Real, a Capela de Santa Margaret, as Prisões de Guerra, o Memorial de Guerra Nacional Escocesa e os Museus Militares.


Passámos ali o resto da tarde, ficámos encantados com o Grande Hall, outrora um salão para cerimónias e assembleias legislativas.
O tecto lindamente forrado com traves de madeira é um dos únicos dois tectos medievais que ainda se podem encontrar em toda a Escócia e as pedras cravadas que suportam a estrutura do mesmo são as mais antigas na decoração renascentista nas Ilhas Britânicas.
Tudo neste salão está em harmonia, desde o tecto em madeira, à cor das paredes, à imponente lareira de pedra com 4 senhoras delicadamente esculpidas, aos candeeiros, às inúmeras espadas que se encontram nas paredes.
Tudo parece perfeito!


Perfeito também é o exterior do edifício onde se encontram as Jóias da Coroa.


Todos os dias, excepto aos domingos, dia de Natal e Sexta-Feira Santa é disparado às 13h00 em ponto o canhão conhecido por "One O'Clock Gun", cujo seu principal fundamento outrora era o de dar um sinal de tempo aos navios que se encontravam no Porto Leith e no Rio Firth of Forth.
Foi disparado pela primeira vez a 7 de Junho de 1861 e as únicas pausas que teve deram-se durante as duas Guerras Mundiais.


O Castelo encontra-se aberto todos os dias das 9h30 às 18h00 de Abril a Setembro e das 9h30 às 17h00 de Outubro a Março.
Entrada: £14 por adulto

As vistas a partir do Castelo de Edimburgo sobre a cidade são magníficas e das mais procuradas para se contemplar esta agradável cidade:


Vista em direcção a Calton Hill


Vista sobre pátio do Castelo e cidade de Edimburgo


Vista para o Balmoral Hotel

Para comprar produtos tradicionais da Escócia, aconselhamos a lojinha do Castelo, onde existe uma vasta variedade de produtos gourmet como os chás, doces tradicionais escoceses, biscoitos de manteiga, etc.
Poderá também comprar música escocesa, postais de Edimburgo, canecas, cachecóis de padrões típicos, livros sobre a Escócia e pequenas garrafas de whisky.


Depois de visitar o Castelo a nossa intenção era visitar a Camera Obscura, no entanto o complexo do Castelo tem tanto para ver que acabámos por não dar conta do tempo passar e quando chegámos à entrada da mesma reparamos, para nossa desilusão, que tinha acabado de fechar.

O dia estava a chegar ao fim, mas isso não nos impediu de continuar a descobrir a cidade, então à luz da lua.


No dia seguinte levantámo-nos bem cedo, para aproveitar o máximo possível.


Caminhámos ao longo da Princes Street, a rua comercial mais movimentada da parte "nova" de Edimburgo e onde se encontram inúmeras lojas internacionais assim como a aprazível Jenners, aberta desde 1838, tão famosa como o Harrods em Londres.


Mesmo que não vá para comprar, não deixe de entrar na Jenners e apreciar o Grand Hall.
Endereço:48 Princes Street
Edimburgo EH2 2YJ

Mesmo em frente à Jenners, nos jardins da Princes Street, fica o imponente Scott Monument, torre de estilo gótico vitoriano, com cerca de 61 metros de altura e cujo objectivo é homenagear o escritor Walter Scott.
Esta torre foi concluída em 1846, 14 anos após a morte de Walter Scott e hoje abriga uma estátua de mármore branco em memória ao próprio.


Ainda na Princes Street pode visitar-se a National Gallery assim como a Royal Scottish Academy.


Junto ao final da manhã dirigimo-nos a Calton Hill, um verdejante morro onde todos os anos, a 30 de Abril, se comemora o Beltane Fire Festival e em Outubro o Dussehra Hindu Festival.
Hoje o Calton Hill não passa de um óptimo anfiteatro a céu aberto, assim como um dos lugares eleito pelos turistas como aquele a partir do qual se tem a melhor perspectiva da cidade, no entanto, outrora, este morro foi um local de execuções.


Assim que chegámos ao cimo do morro o primeiro monumento que salta à vista é o National Monument, cuja sua construção foi iniciada em 1826, com o objectivo de homenagear todos os que morreram lutando pelo Reino Unido nas Guerras Napoleónicas.
No entanto 3 anos mais tarde, em 1829, os fundos para a construção do que se deveria parecer com o Pártenon de Atenas acabaram, a partir daí passou a ser conhecido por "A Desgraça de Edimburgo".


Não deixe de visitar a torre construída em memória ao almirante Lord Nelson que morreu em 1805 na Batalha de Trafalgar e repare que no cimo da torre está uma "bola do tempo" que é deixada cair diariamente às 13h00, assim como o "One O'Clock Gun" é disparado.

Marque o momento e tire fotografias junto ao Dugald Stewart Monument, de onde pode observar toda a Princes Street e as torres da cidade.


Do outro lado do morro pode observar as ruínas da Abadia Holyrood e próximo desta o moderníssimo edifício da Our Dynamic Earth.



Top 17 - A não perder:

1. Castelo de Edimburgo
2. Capela de St. Margaret (no Castelo)
3. The Royal Mile
4. The Scotch Whisky Experience
5. Camera Obscura
6. Catedral de St. Giles
7. Royal Scottish Academy
8. National Gallery
9. Princes Street
10. Scott Monument
11. Jardins Princes
12. Jenners
13. Calton Hill
- The National Monument
- Nelson's Monument
- Observatory
- The Dugald Stewart Monument
14. Parlamento
15. Palácio de Holyroodhouse
16. Ruínas da Abadia Holyrood
17. Docas de Leith

Comer: Restaurantes, bares e pubs é o que não falta em Edimburgo.
Poderá optar por comer na parte "velha" ou "nova" da cidade, nós optámos pela parte "nova" simplesmente porque era aí que o nosso hotel ficava.

Para experimentar comida típica escocesa aconselhamos o Pub Dirty Dicks situado na Rose Street, New Town.


Aconselhamos também o Zizzi, uma cadeia de restaurantes britânica à base de comida italiana.
Comemos Linguine Gamberi e Rigatoni Con Pollo e Funghi

42-45 Queensferry Street

4 comentários:

  1. Ai, ai, depois de ler só apetece pegar na mala e... partir :)

    ResponderEliminar
  2. Só foi pena termos apanhado mau tempo no primeiro dia. Quando puderes visita-a, pois é uma cidade pequena, bonita e muito cuidada. Abraço

    ResponderEliminar
  3. Que lindo!!

    Bem, sempre fui fã da Escócia; por isso revê-la aqui foi um presente e tanto: obrigada :D!

    Feliz Ano Novo para vocês! Que 2011 vos traga muito amor, paz e viagens, muitas viagens :D!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Belas fotos, estas, que me fazem fazer figas para que Edimburgo seja o meu destino de férias de 2012!
    Desejo-lhes um Bom ano, pleno de viagens e muitos posts!

    ResponderEliminar