21 de fevereiro de 2010

Chinatown, Inglaterra

O passado dia 14 de Fevereiro foi, para os Chineses, o início de 2010, ou seja, o Ano Novo Lunar.
Este é o ano do tigre.
Como não têm um dia fixo para festejar o Ano Novo, é a primeira lua nova entre o dia 21 de Janeiro e 20 de Fevereiro que assinala esta data.


Cada ano representa um animal diferente, de acordo com os 12 animais que atenderam a um pedido de Buda para participar numa reunião. Reza a história que Buda em forma de agradecimento anunciou estes 12 animais como sendo os signos da Astrologia chinesa.


Diversas cidades do mundo comemoram este dia, como é o caso de Londres, onde o número de habitantes Chineses não para de crescer.


Na zona de Chinatown em Londres fazem-se desfiles de rua e espectáculos, onde não pode faltar a dança do leão.
Esta dança é feita à porta de cada loja chinesa e o objectivo é começar bem o ano, sendo encarada como um pedido de protecção. O dançarino do leão visita cada loja enquanto o comerciante tem junto à porta um envelope vermelho amarrado contendo dinheiro numa alface. O leão sempre com movimentos de dança agarra a alface, "engole" o dinheiro e acaba por rejeitar a alface, atirando-a para dentro da loja, representando uma chuva de boa sorte.

A dança do leão faz parte da tradição chinesa e é conhecida por "choy chang".
Neste dia os restaurantes enchem e alguns chegam a vender comida à porta para que todos os turistas possam apreciar a sua comida e entender melhor a sua cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário