1 de outubro de 2010

Caramulo, Portugal Continental

Situada a cerca de 800 metros de altitude, a Serra do Caramulo, fica a 18 km de Tondela e a 40 km de Viseu.
Hoje em dia é muito procurada para fins-de-semana, férias e lazer, no entanto foi no passado que ganhou reputação devido aos vários sanatórios ali existentes para doentes com tuberculose que procuravam a cura através do ar fresco e puro que a serra tinha para oferecer.


Hoje em dia alguns dos antigos sanatórios estão abandonados, uma vez que surgiu a vacina da BCG e alguns antibióticos, e abandonada com eles está a fama que outrora ganhou como sendo a mais afamada estância sanatorial da Península Ibérica.
No entanto o Caramulo tem imenso para oferecer começando pelo charme da vila e das suas aldeias pitorescas, recantos encantadores e paisagem singular.


No centro da vila visitámos o Museu do Caramulo, constituído por dois edifícios fundados pelos irmãos Abel e João de Lacerda nos anos cinquenta.


Abel de Lacerda era um apaixonado por arte e João de Lacerda um apaixonado por automóveis, tendo sido a paixão que ambos nutriam o grande impulso para a criação deste agradável espaço.


Encontra-se aberto todo o ano, excepto véspera de Natal e Páscoa.
O bilhete custa €7 por adulto, no entanto é grátis para clientes do banco BPI (bastando apresentar um cartão de débito ou crédito por pessoa juntamente com o BI)
Museu do Caramulo
Rua Jean Lurçat 42
3475-031 Caramulo

Tel: (+351) 232 861 270

Museu do Caramulo click

Caramulinho



Subimos também ao Caramulinho, ponto mais alto da Serra com cerca de 1070 metros de altitude e de onde se pode ter uma magnífica vista de 360º.


É no Caramulinho que começa o percurso pedestre baptizado de "Rota dos Caleiros" e tal como a descrição do percurso, aí afixada, indica, tivemos a oportunidade de observar e ouvir o chiar de um carro de bois, ruralidade rara nos dias de hoje.


Mapa do percurso pedestre: "Rota dos Caleiros"


Para além da "Rota dos Caleiros" (8,2 km) existem mais 4 rotas pedestres oficiais:
A "Rota dos Laranjais"- Extensão: Cerca de 7,5 km
A
"Rota de Santiago"- Extensão: Cerca de 5,5 km
A "Rota das Cruzes"- Extensão: Cerca de 8 km
A
"Rota do Linho"- Extensão: Cerca de 8,8 km

Qualquer um destes trilhos se encontra bem assinalado havendo mapas e outras informações de apoio disponíveis.
O grau de dificuldade é para: Principiantes



A "Rota dos Caleiros" leva-nos até à pitoresca aldeia de Jueus, aquela que mais nos encantou e de onde se podem admirar verdejantes campos de pasto, aquilo que resta de uma sinuosa calçada medieval e a modesta capela de Menino Jesus construída no séc. XX.



Junto à capela está uma descrição da mesma assim como dos materiais que a adornam.


Não poderíamos deixar de mencionar a magnífica vista das traseiras da capela para o Vale de Besteiros, assim como os típicos espigueiros da região que são cruciais para o armazenamento do milho durante o inverno, isto para que o gado fique com alimento suficiente para o clima rigoroso que se faz sentir nos dias de neve.


No entanto o destaque vai para as invulgares formações rochosas como é o caso da "Cabeça do Judeu" ou da "Pedra do Equilíbrio".


Ao lermos a descrição da "Rota dos Caleiros" ficámos a saber que esta zona foi povoada por Judeus e que Jueus é hoje uma adulteração plebeia do vocábulo Judeus.


A serra do Caramulo é também muito conhecida pelas actividades outdoor:
  • Rally/ rampa do Caramulo
  • Passeios BTT
  • Passeios de Jipe
  • PaintBall
  • Jogos Orientação
  • Cursos de Parapente
Cursos de Parapente no Caramulo click


A não perder:

Percursos Pedestres
Museu do Caramulo na Vila do Caramulo
Cabeço da Neve
Caramulinho

Jueus, aldeia pitoresca

Malhapão de Cima, outra aldeia pitoresca

Reserva botânica do Cambarinho (a visitar na Primavera)

Onde Comer:

Restaurante 3 Pipos
Rua de Santo Amaro, 966
Tonda 3460-479
Tondela

Tel. 232 816 851


Restaurante 3 Pipos click

Restaurante típico situado na localidade de Tonda em Tondela, a 18 km da Serra do Caramulo e a 20 km de Viseu. Valorizado pela qualidade e variedade de comida servida, representando a gastronomia regional da Beira Alta.

2 comentários:

  1. Trabalho muito bem elaborado só é pena no que toca Há gastronomia poderiam ter falado no restaurante "Casa do Monte"e "Varanda da Serra" restaurantes tipicos situados em plena vila do Caramulo também valorizado pela qualidade e variedade de comida servida; e também é pena não terem conhecido os pasteis do caramulo "As Capuchinhas" uma especialidade local produzida na pastelaria Giesta Dourada situada em plena vila do Caramulo.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite! Obrigada pela reportagem e pelo comentário! Vou até ao Caramulo no próximo fds e gostei das vossas dicas!

    ResponderEliminar