20 de setembro de 2012

Casa Agrícola do Limonete - Figueira da Foz

É no concelho da Figueira da Foz, mais precisamente na pequena vila de Tavarede que poderá visitar a Casa Agrícola do Limonete e aí passar um agradável dia.


A Casa Agrícola do Limonete caracteriza-se por ser uma pequena quinta muito bem organizada e onde se dão distintas formações, por sinal muito raras e difíceis de se encontrar pelo nosso país fora.
Por isso, se for de férias ou em passeio para esta zona de Portugal, não deixe de ligar ao Sr. Luís Caetano e saber se tem alguma formação a decorrer.

O objectivo da nossa visita era o de fazer uma formação em "Produção Caseira de Cogumelos".
A verdade seja dita, o objectivo foi cumprido, afinal já tivemos o prazer de degustar uma boa parte dos cogumelos que nós próprios cultivámos.

No entanto antes de aqui mencionarmos pormenores da formação, gostaríamos de descrever um pouco melhor a Casa Agrícola do Limonete.
Afinal, este é um espaço que está em completa harmonia com a natureza, feito a pensar também nos mais pequenos que por vezes não sabem de onde vêem os vegetais, como são plantados ou como crescem.

Para tal a Casa Agrícola do Limonete criou uma hortinha pedagógica.

Neste espaço para além de poderem aprender, os pequenotes podem também fazer diversos concursos entre escolas, tal como concursos de criação de espantalhos, que tivemos oportunidade de ver ali evidente.

A Casa Agrícola do Limonete disponibiliza também pequenos lotes para quem ali queira semear ou plantar alimentos.
Ou seja, estes lotes funcionam de uma forma bastante semelhante às hortas comunitárias.

Cada um desses lotes dispõe de um pequeno abrigo em madeira de modo a que cada proprietário dos mesmos possa guardar as ferramentas de trabalho e assim manter a quinta organizada.

Depois de fazermos uma breve visita ao espaço, o Engenheiro Ricardo Torres deu início à primeira parte da formação permitindo-nos ficar com algumas noções da classificação dos fungos, da identificação de cogumelos e ficar a saber quais os cogumelos cultiváveis.

Após esta primeira parte da formação, passámos ao almoço, já incluído no valor da formação e que por sinal foi à base de cogumelos.

Entradas:
Cogumelos salteados e cogumelos recheados com massa de pimento

Prato principal:
Arroz de cogumelos com galo em vinho tinto

Sobremesa:
Compota de cogumelos com requeijão local, pinhões e morangos da horta

Durante a tarde passámos à parte prática, onde tivemos oportunidade de cultivar cogumelos em garrafas plásticas com reciclagem de borras de café e cartão.

O nosso grupo era constituído por 22 pessoas, no entanto a Casa Agrícola do Limonete aceita grupos entre 15 a 30 pessoas sendo o valor desta formação de 40 euros por pessoa, estando incluído a respectiva documentação em CD, almoço e kit de produção biológica de cogumelos.

Após aprendermos a primeira técnica de cultivo, foi só manter as garrafas plásticas em ambiente e temperatura adequada.
Duas semanas depois o resultado do nosso primeiro cultivo caseiro de cogumelos biológicos foi este:

Uns dias mais tarde:

Entretanto em forma de intervalo, ainda na Casa Agrícola do Limonete, visitámos uma espécie de Adega onde fazem a secagem das ervas aromáticas e onde crescem alguns cogumelos.

 
Para além de cultivarmos cogumelos em garrafas plásticas, aprendemos também outra técnica, o cultivo de cogumelos em sacos com palha.
 
Esta é uma técnica bastante interessante, uma vez que basta pasteurizar a palha e deixá-la arrefecer um pouco, juntar o micélio e fechar bem o saco e depois furá-lo para cerca de duas semanas depois podermos colher e cozinhar os cogumelos.

O resultado desta segunda técnica foi este:

 
A terceira técnica de produção de cogumelos biológicos foi feita em troncos de madeira.

Após selecção dos troncos, tivemos que perfurar os mesmos, aplicar as cavilhas esterilizadas e colonizadas com o micélio nesses mesmos furos e depois fechá-los com cera quente.

 
Esta última cultivo demora cerca de seis meses até podermos colher cogumelos, no entanto perto do sexto mês teremos de dar um choque térmico aos troncos através do mergulho dos mesmos num rio ou tanque com água fria e depois um choque físico.


Morada: Rua do Chalet, Tavarede
              3080-846 Figueira da Foz

Algumas Acções de Formação habituais:
  • Identificação e classificação de cogumelos
  • Produção caseira de cogumelos
  • Produção profissional de cogumelos
  • Técnicas laboratoriais para produção de culturas de micélio e cogumelos comestíveis
  • Ervas aromáticas

1 comentário:

  1. Essas casas agrícolas são um excelente instrumento para aproximar as pessoas da cidade ao campo. Por aqui esse tipo de iniciativa é raro, apesar do grande número de agriturismo (estruturas para hospedagem).

    Gostei da matéria, mas não gosto de cogumelos.
    :)

    ResponderEliminar