6 de dezembro de 2011

Londres, Inglaterra

Portobello

Situado no famoso bairro de Notting Hill, o mercado de Portobello, é um dos mercados de rua mais visitados da Europa.
Há tanta coisa para ver, comprar e comer!


Normalmente visitamos este mercado a partir do lado sul, Notting Hill Gate, onde ficamos de imediato com a sensação que estamos a viver noutro tempo, noutra Era, tais são os objectos coleccionáveis e antiguidades que por aí encontramos.
Por ali existe de tudo um pouco, desde móveis velhos, bens de prata de todos os tipos, mapas antigos, máquinas fotográficas, assim como uma série de barracas que se dedicam à venda de primeiras edições de livros.


De modo a apelar ao maior número de pessoas possível, quer locais quer turistas, o Mercado de Portobello conta com três secções distintas:

  • Secção das antiguidades e coleccionáveis - de Chepstow Villas até Elgin Crescent
  • Secção de fruta, vegetais e comidas quentes - de Elgin Crescent até Talbot Road
  • Secção de artigos de moda com designs modernos e únicos assim como roupa vintage e em segunda mão - de Talbot Road até à Westway e da Westway até à Goldbourne Road

Este mercado encontra-se aberto todos os dias, mas o foco dos produtos varia imenso em cada dia da semana, por isso deixamos aqui uma dica:

Se a sua única intenção é visitar o Mercado de Portobello e apreciar os artigos pouco comuns que por ali existem, sem foco em qualquer produto em especial, então, opte pelo sábado.
Aos sábados o mercado é mais geral e a probabilidade de encontrar todas as lojinhas e barracas abertas é muito maior.

Se é amante de moda, visite-o à sexta-feira, pois é o dia dedicado à moda, especialmente ao vintage.


Este é o local ideal para comprar peças únicas, raras e bastante antigas.
Se vai para comprar, certifique-se que leva consigo algum dinheiro, afinal são muito poucos os vendedores que aceitam outra forma de pagamento que não seja numerário.

Na última vez que visitámos Portobello fizemos questão de fotografar inúmeros pormenores de cada rua e olhar as mesmas com olhos de turista e não de habitantes desta magnífica cidade.

Aproveitámos também para comprar alguns objectos de decoração para a nossa nova casa, que muito em breve estará habitável.


Por aqui as horas parecem que voam, tornando-se engraçado ver que os maiores consumistas deste mercado são homens e não mulheres.
Eles adoram as barracas de máquinas fotográficas antigas, de objectos de desportos em segunda mão, alguns antigos pertences de desportistas famosos que doaram os mesmos a instituições de caridade e por sua vez quem os comprou tenta ali vendê-los a preços mais elevados.

Mas atenção também existem por ali muitas imitações, assim como muitos objectos recentes com aspecto envelhecido. Fique atento e se não é um expert em antiguidades, não se deixe iludir pela avidez de comprar.


Para visitar este local reserve cerca de 4 ou 5 horas, tempo suficiente para apreciar os produtos assim como a forma como os negoceiam.
No entanto se a sua visita a Londres é de apenas de 3 ou 4 dias não faça deste mercado a sua prioridade.


Sob a movimentada cobertura de Portobello Green, poderá também encontrar uma ou outra peça que lhe interesse, no entanto evite começar a sua visita por esta zona, pois este espaço é uma continuação bastante mais pobre do verdadeiro Mercado de Portobello.


Transportes públicos para Portobello (Zona 2):
Metro - Estação de Notting Hill Gate (Linha amarela conhecida por Circle Line ou linha verde conhecida por District Line ou linha vermelha conhecida por Central Line)

Autocarros - todos com paragem no mercado ou perto do mesmo: 7, 12, 23, 27, 28, 31, 52, 70, 94, 328, 452

8 comentários:

  1. Fantástica essa reportagem! Adorei imenso!
    Obrigado por partilharem!

    Rui

    ResponderEliminar
  2. Foi bom voltar a Portobello road por minutos! Thanks!

    ResponderEliminar
  3. Portobello é mesmo daqueles lugares incontornaveis da capital britanica. Boa crónica.
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Mercado das pulgas.
    Não posso nem passar perto de um lugar como esse: corro o risco de não sair mais. Adoro bugigangas!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post! estive 2 vezes em Londres mas ainda não fui a Notting Hill! Quero muito ir em breve, no sábado mesmo!!! Da ultima vez fiquei meio com medo de que o domingo fosse meio "morto"...

    ResponderEliminar
  6. Não há nada como um belo mercado para passear, olhar, fotografar! Portobello é um deles.

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Estou a planear a minha viagem a Londres e tenho duvida se Nothing Hill fica muito desviado da zona central. Estou a pensar adquirir o Travel Card para a zona 1 e 2. Para ter uma ideia, em que zona fica Nothing Hill?

    ResponderEliminar
  8. Olá Traveling and Living,
    Nothing Hill fica precisamente no final da zona 2, por isso basta comprares o Travel Card ou Oyster Card dessas duas zonas. Os principais monumentos ficam todos muito próximos e basicamente no limite dessas zonas.
    Abraço ;)

    ResponderEliminar