15 de julho de 2011

Ilha de Comino, Malta

A menor ilha do arquipélago de Malta, Comino, tem cerca de 2,5 quilómetros quadrados e mesmo pequena, esta ilha, é uma agradável surpresa.


Para lá chegar apanhámos o autocarro nº 645 em Sliema e saímos em Cirkewwa, caminhámos cerca de 3 minutos e junto ao Riviera Resort Hotel comprámos bilhetes para atravessar de barco para a Ilha de Comino.


O bilhete de ida e volta custou €10 por adulto e a viagem durou cerca de 25 minutos.


Estava bastante vento e houve momentos em que a água entrou no barco, mas estava tanto calor que quando nos aproximámos da irresistível Lagoa Azul houve mesmo quem mergulhasse de imediato naquele azul-turquesa incrível.


A Lagoa Azul é sem dúvida a atracção mais popular entre os turistas e claro a mais fotografada, a mais procurada e a que oferece maior prazer.


Há quem escolha Comino para passar vários dias de férias, no entanto a nossa visita resumiu-se a apenas um dia, um dia repleto de tranquilidade.


A ilha tem pouco para ver e nela apenas residem permanentemente cerca de 5 pessoas, no entanto é extremamente procurada pelos turistas entre a Primavera e o final do Verão, principalmente por praticantes de snorkeling que procuram esta região costeira para poderem contemplar através do mergulho a rica flora e fauna subaquática.
O windsurf é outra das actividades aquáticas por ali bastante apreciada, assim como os passeios de barco à volta da ilha.
Enfim, este é o local ideal para escapar da agitação urbana.


Assim que chegámos aproveitámos para passear pela ilha, pouco tempo depois já estávamos encantados com toda aquela tranquilidade, com o facto de não haver carros e principalmente com a flora e fauna.
Comino é considerada um santuário de aves e reserva natural, excelente para verdadeiros amantes da natureza.


A ilha dispõe de apenas um Hotel, o Hotel Comino, e este dispõe de duas praias privativas, a Baía de San Niklaw e a Baía de Santa Marija.


Para os que preferem maior contacto com a natureza existem também bungalows junto à Baía de Santa Marija.

A Torre de Santa Maria, fortificação projectada em 1618, é a segunda atracção mais popular.
Fica localizada aproximadamente no centro da costa sul da ilha, tendo-se tornado mais famosa depois de ter sido cenário de destaque no filme "O Conde de Monte Cristo".


Aliás, a Ilha de Comino é um local bastante popular entre os cineastas, a Lagoa Azul foi cena de mergulho para a Madonna em "Swept Away" ou "Ao Sabor das Ondas" e também palco para as cenas da míni série "Helena de Tróia".

Interessante também é a pequena Ilha de Cominotto, podendo nadar-se até lá e por lá passar umas horas. Tem cerca de 0,25 quilómetros de área e é completamente desabitada, e menos relevante entre os turistas, no entanto sem ela a cristalina Lagoa Azul não seria tão apreciada nem apetecível.


No regresso a Malta o barco fez um trajecto diferente e mais lento para que pudéssemos apreciar as formações rochosas, as famosas cavernas e grutas profundas tão populares entre os piratas na Idade Média.



Top 12 - a não perder:

1. Lagoa Azul
2. Baía de Santa Marija
3. Lagoa de Cristal
4. Cominotto
5. Baía de San Niklaw
6. Torre/ Fortificação de Santa Maria
7. Baía de Santa Marija
8. Flora e Fauna
9. Capela
10. Cavernas e grutas
11. Passeios pedestres
12. Actividades aquáticas

3 comentários:

  1. Excelente foto-reportagem, repleta de boas imagens e informações bastante úteis. Não conheço Malta mas fiquei com vontade... ;) :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Belo lugar!
    A cor da agua chega a emocionar.
    :)

    ResponderEliminar
  3. Já estive na Lagoa Azul o ano passado em Setembro, que férias :)
    Um local a visitar de novo de certeza!

    ResponderEliminar