17 de maio de 2011

Copenhaga, Dinamarca

Sol era tudo o que menos esperávamos encontrar, afinal Copenhaga é um país escandinavo e o mais provável seria encontrar o céu nublado ou até chuva, mas reconhecemos que apesar do frio tivemos imensa sorte com o tempo durante toda a nossa estadia na cidade.


Viajámos para o aeroporto Københavns Lufthavn, Kastrup, que fica a apenas 8 quilómetros do centro da cidade e daí apanhámos o metro directo (linha amarela M2) para Kongens Nytorv, precisamente o cento da cidade.


Ainda no aeroporto, optámos por comprar um City Pass da zona 1 à 4 válido por 24 horas por apenas 70 Kr por adulto, sabendo à partida que teríamos de comprar outros City Pass uma vez que este não seria suficiente para a nossa visita a Copenhaga.
Este tipo de bilhete é o que fica mais barato e que apenas tem de ser validado 1 vez, antes da primeira viagem.

A Praça Kongens Nytorv é considerada o coração da cidade e o local de chegada para grande parte dos turistas, a partir dela fica-se com a primeira impressão do que nos espera.
Junto à mesma fica o famoso Nyhavn, um porto comercial outrora planeado pelo rei Frederik III de modo a facilitar a descarga de mercadorias directamente para a Praça.


Hoje em dia, as casas coloridas que acompanham as margens do canal são tecto de óptimos restaurantes, bares e cafés, no entanto o destaque vai para as esplanadas perfeitamente decoradas, onde se pode relaxar quer esteja sol ou esteja frio, afinal não há por ali cadeira que não tenha uma manta para os mais friorentos.


As casas, essas, datam do século XVIII e enquanto algumas serviram de habitações para os mercantes e marinheiros, outras funcionaram, em tempos, como bordéis.

Se caminhar ao longo da rua Bredgade encontrará a imponente Igreja de Mármore ou Marmorkirken, inaugurada a 19 de Agosto de 1894. O seu exterior é um dos mais impressionantes em Copenhaga, em parte graças à sua gigantesca cúpula com 31 metros de diâmetro toda em cobre verde e à mármore norueguesa que a sustenta.


Há quem diga que é da sua cúpula que se tem melhor vista sobre a cidade, no entanto não subimos à mesma uma vez que se encontra encerrada para renovação até 2012.

O interior da Igreja é simples, não sendo o mais espectacular que já vimos.
O relevo está no tecto da cúpula, onde se podem apreciar 12 pinturas, perfeitamente iluminadas por 12 janelas, representando cada uma delas um Apóstolo.


Em perfeita linha com a Igreja, no meio da área de Frederiksstaden, situa-se o Palácio de Amalienborg e na outra margem do porto marítimo fica o edifício da Opera.

O Palácio de Amalienborg, residência de inverno da família real, é um dos quatro palácios que se situam em torno da praça octogonal na área de Frederiksstaden.
Decora o centro da praça uma estátua equestre do rei Frederik V.


Aberto apenas aos sábados e domingos entre as 11h30 e as 15h30 de Julho a Outubro.


Todos os dias às 11:30 pode assistir-se à marcha da Guarda Real dinamarquesa, que tem início no Castelo Rosenborg passando por várias ruas de Copenhaga até chegar ao Palácio Real.
ÀS 12h00 dá-se a troca da guarda em frente ao Palácio.

Tal como o edifício da Opera de Oslo, o edifício da Opera de Copenhaga é grandioso e de linhas extremamente modernas.
Todos os materiais usados na sua construção foram pormenorizadamente testados de modo a garantir que o aspecto do mesmo perdurasse pelo maior número de anos possível sem excederem limites económicos.


No exterior destaca-se a enorme pala.
No interior, no hall, destaca-se o brilho da madeira que forra a zona conhecida pelos habitantes locais como "abóbora", a mármore siciliana e os três candeeiros gigantes criados pelo artista islandês Olafur Eliasson, sendo cada um deles uma espectacular composição de diversas peças de vidro.


Para ir até lá apanhe o autocarro número 66 junto à saída do metro de Christianshavn (linha verde M1 ou linha amarela M2)

Apesar de ser umas das grandes atracções da cidade, não podemos dizer que a "Pequena Sereia", escultura histórica retirada do conto de fadas do dinamarquês Hans Christian Andersen, seja a mais interessante das atracções.
Para além de ficar bastante retirada do centro da cidade, esta é uma daquelas atracções que ou se adora ou se acha banal.


A partir de Kongens Nytorv poderá apanhar o autocarro número 26 até Langelinie, local onde fica a estátua da "Pequena Sereia".

Não deixe de visitar o Castelo Rosenborg e fique a saber um pouco mais sobre a história da Dinamarca e sobre alguns dos objectos relacionados com a monarquia dinamarquesa dos últimos 400 anos.


Fica bastante próximo da Igreja de Mármore e encontra-se aberto diariamente, excepto época natalícia.
Bilhete de entrada: 75 Kr por adulto

Saia pelas traseiras do Castelo e caminhe um pouco até ao Jardim Botânico, um aprazível espaço composto por 25 hectares de jardim paisagístico e uma magnífica estufa com plantas tropicais e subtropicais.
Neste espaço poderá apreciar a maior colecção de plantas vivas na Dinamarca e um dos maiores herbários de plantas e fungos de todo o mundo.


Se tem filhotes não deixe de passear pela rua Strøget, uma das ruas pedonais mais longas do mundo, tem cerca de 1,1 quilómetros de extensão e vai da Praça da Câmara Municipal até à Praça Kongens Nytorv.
Repare como a rua Strøget fervilha em elegância, boa disposição e gente bonita.


Nesta rua poderá desfrutar de óptimos momentos em família, levar os filhotes à magnífica loja da Lego ou ao museu Guinness World Records.


E se por algum motivo se sentir cansado, com apetite para um lanche ou para uma refeição ligeira, não deixe de experimentar a melhor cafetaria da cidade, o Café Norden.
Com uma atmosfera relaxada, uma magnífica esplanada e uma vista perfeita a partir do primeiro andar, o Café Norden é um dos cafés mais bem conceituados entre os habitantes locais e o mais concorrido entre os turistas, a partir do qual se pode apreciar a vida relaxada das famílias dinamarquesas que passeiam pela rua Strøget de bicicleta ou a pé.


Café Norden
Østergade 61,
1100 København k

Percorra o Velho Quarteirão Latino, onde, é caso para dizer, a cada esquina encontrará não só uma bicicleta, mas imensas bicicletas, não fosse este o meio de transporte preferido dos habitantes de Copenhaga.


Em pleno coração do Velho Quarteirão Latino suba à Torre Redonda, construída entre 1637 e 1642, ou Rundetaarn, um complexo trinitário que combina uma igreja, um salão dedicado a exposições, outrora biblioteca, e um observatório.


Em tempos, o observatório foi crucial para os astrónomos da Universidade de Copenhaga que com ele tiveram oportunidade de estudar as estrelas e os planetas, hoje funciona como atracção turística podendo ser visitado por apenas 25 Kr por adulto.
Sem elevador, a única forma de subir a torre é sacrificando as pernas ao longo da sinuosa rampa em espiral que dá cerca de 8 voltas ao interior oco da mesma.


Já no cimo da torre, na plataforma que percorre a parte externa do observatório, aproveite para apreciar a cidade e veja que nesse pequeno espaço todos os edifícios da cidade estão devidamente sinalizados, dando-nos oportunidade de ver como todos ficam tão próximos.

Se ainda tiver tempo atravesse o pátio do Slotsholmen, hoje Parlamento, junto ao edifício da Bolsa de Valores e faça uma visita ao museu Ny Carlsberg Glyptotek nem que seja por apenas 1 hora, não se arrependerá.



TOP 18 - A não perder:

1. Praça Kongens Nytorv
2. Nyhavn
3. Palácio Amalienborg (Residência de Inverno do Reis)
4. Igreja de Mármore ou Marmorkirken
5. Pequena Sereia
6. Castelo Rosenborg
7. Jardim Botânico
8. Velho Quarteirão Latino
9. Rundetaarn
10. Rua Strøget
11. Café Norden
12. Slotsholmen
13. Edifício da bolsa de valores
14. Museu Nacional ou Nationalmuseet
15. Parque de diversões Tivoli
16. Museu Ny Carlsberg Glyptotek
17. Edifício da Biblioteca Den Sorte Diamant
18. Edifício da Ópera ou Operaen

Onde comer: Estávamos já com alguma fome e não queríamos perder muito tempo, vimos um casal de turistas entrar no restaurante Hereford Steak, uma cadeia de bifes dinamarquesa, e entrámos também.
O pedido é feito de uma forma um pouco peculiar, pois é necessário preencher um pequeno cartão onde para além de indicarmos que prato queremos devemos também indicar como queremos a carne, se muito passada, média, ou quase crua.
Estávamos um pouco reticentes, pois não fazíamos a mínima ideia se o restaurante era ou não recomendável, mas assim que a comida chegou à mesa, yummy...


Tudo óptimo, por isso se visitar Copenhaga e andar no centro da cidade não deixe de experimentar este restaurante situado na rua Kongensgade 38 1264 København K Tlf. +45 33 91 11 48

6 comentários:

  1. Tenho vontade de conhecer os países escandinavos, mas só iria durante o verão. Acontece que durante o verão eu gosto mesmo é de mar e boa comida. Vou ver se me entusiasmo...

    :)

    ResponderEliminar
  2. Espectacular foto-reportagem. Tal como eu gosto. Há muito tempo q nao dava com um blog assim.
    Parabéns! :)
    Vou seguir-vos na bagagem! ehehehehe

    ResponderEliminar
  3. Tiveram muita sorte com o tempo e ainda bem! Gostamos de ver retratada aquela que é a nossa segunda casa. Boa escolha a do Hereford Steak e do café norden.
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Olá Allan, Sweet e VagaMundos,
    De facto podemos dizer que foi um city break perfeito numa cidade perfeita.
    Esta é uma daquelas cidades que queremos voltar a visitar.
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  5. Adorei a reportagem vai me dar jeito para Outubro! =) Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde! Gostei muito da explicação do blog. Pode dizer-me em que zona ficaram a dormir ? Estou com imensa dificuldade em arranjar alojamento barato. Obrigada!

    ResponderEliminar