20 de abril de 2011

Pisa, Itália

Pequena, mas com monumentos memoráveis, Pisa merece uma visita nem que seja apenas para visitar a Piazza del Duomo, também conhecida por Piazza dei Miracoli, património mundial da UNESCO.
É nesta praça que se encontram os principais monumentos da cidade, um harmonioso grupo de edifícios de beleza ímpar do qual fazem parte, para além da famosa Torre Inclinada de Pisa, a Catedral, conhecida por Duomo, o Camposanto e o Baptistério, onde outrora se realizavam os baptismos.


Viajámos para o aeroporto Galileo Galilei e aí, por apenas € 1,10 para cada um de nós, comprámos bilhetes de autocarro para o centro de Pisa, que fica a apenas 10 minutos de distancia. Os bilhetes têm duração de 70 minutos a partir do momento que são validados nas máquinas amarelas existentes dentro do próprio autocarro, permitindo-nos entrar e sair onde queremos sem ter de pagar mais por isso.
O autocarro nº 1 da CPT faz a rota entre o aeroporto e a Piazza del Duomo.
Caso opte por comprar o bilhete de viagem ao próprio condutor em vez de comprar no aeroporto, ou num quiosque, o preço do mesmo será ligeiramente mais elevado.


Os pormenores procurámos sabe-los lá, junto dos habitantes locais, afinal o grande objectivo desta viagem era mesmo ver a Torre de Pisa ao vivo com os nossos próprios olhos e sem dúvida que superou todas as nossas expectativas.


Tendo sido construída entre 1173 e 1350, a Torre de Pisa funcionou outrora como campanário, hoje faz as delícias dos turistas. A inclinação da mesma deve-se à instabilidade do terreno, que começou a ceder pouco tempo após o início da construção.
O horário de visita à Torre varia ao longo do ano, no entanto de Abril a Setembro encontra-se aberta das 8h30 às 20h00.
Bilhete para subir à Torre: 15 Euros por adulto

Acedemos à
Piazza dei Miracoli através da Porta Nuova inserida nas famosas muralhas que datam do século XII e que cercam praticamente toda a parte histórica da cidade de Pisa.
Esta porta fica situada na Piazza D. Manin e à medida que nos aproximámos da mesma o nosso sorriso foi crescendo assim como o de inúmeros turistas à medida que a visibilidade para a Torre ia aumentando.


As reacções são automáticas e muito semelhantes tornando-se engraçadas de observar, pois não haverá muitos monumentos pelo mundo que provoquem tais expressões.
No exterior da Catedral, de arquitectura românica, destacam-se as enormes portas de bronze lindamente trabalhadas que datam do ano 1602 e ilustram várias cenas da Bíblia, assim como as quatro fileiras de colunas em mármore típicas do distintivo estilo românico Pisano.


Dedicada a Santa Maria Assunta e projectada pelo arquitecto Buscheto, a construção da Catedral teve o seu início em 1064.


O horário de visita à Catedral varia ao longo do ano, no entanto de Abril a Setembro encontra-se aberta das 10h00 às 20h00.
O Bilhete de entrada pode ser comprado em conjunto com o bilhete para visitar o Baptistério.

Apesar de ouvirmos falar maravilhas do Baptistério e do Camposanto, acabamos por não visitar o seu interior. Quem sabe não ficará para uma próxima visita?

Tal como qualquer outro turista o nosso foco foi principalmente para a Piazza dei Miracoli, especialmente para a Torre e para a Catedral, até porque Pisa não é uma daquelas cidades que tenha muito para ver. Depois de tirarmos bastantes fotografias a "segurar" a Torre Inclinada e depois de respirarmos o ar daquela elegante praça caminhámos pela cidade.
Junto ao anoitecer percorremos a rua Corso Itália, a rua mais animada e lotada da cidade, sendo considerada, tal como a rua Borgo Stretto, uma das melhores em Pisa para se fazer compras.

No início da rua Corso Itália, andando em direcção ao rio, fica a pequena igreja de San Domenico, outrora parte de um convento de freiras dominicanas. A pequena igreja foi construída no século XIV por Pietro Gambacorti para sua filha abençoada, Chiara.
Um pouco adiante fica a igreja de Santa Maria del Carmine construída em 1325 pelos frades carmelitas.


Uma vez na rua Corso Itália, aproveite para percorrer também algumas das suas transversais e ficará encantado com as ruelas medievais onde se destacam o tom rosa já envelhecido fortemente predominante em grande parte dos edifícios.


Ao longo da mesma poderá apreciar outros edifícios e palácios nobres até chegar ao Logge dei Banchi, um edifício com pórticos, construído no início do século XVII, outrora uma prisão.
Actualmente o Logge dei Banchi é um espaço onde se realizam diversos mercados, sendo o mais famoso o mercado mensal de antiguidades que se realiza no segundo domingo de cada mês.


A sala superior funciona como Arquivo Nacional e o acesso à mesma pode ser feito a partir de uma ponte ligada ao edifício dos Paços do Concelho, o Palácio Gambacorti.

Aproveite e atravesse a Ponte di Mezzo, sobre o rio Arno, uma renovação da ponte mais antiga da cidade de Pisa, que remonta à época romana.
Esta ponte, a mais central da cidade, é simples mas muito elegante. Liga a Piazza Garibaldi com a Piazza XX Settembre e é famosa graças a uma competição que ali se realiza todos os anos no último domingo de Junho e que remonta à Idade Média.


A competição é conhecida entre os habitantes locais por "Gioco del Ponte" e envolve apenas membros dos distritos rivais, Tramontana, a Norte da ponte, e Mezzogiorno, a sul, e que tentam disputar a ponte empurrando um carrinho a partir dos lados opostos até ao meio da mesma, até que uma equipa se retira e concede a vitória à outra.

Junto à hora do pôr-do-sol torna-se apetecível caminhar ao longo do rio Arno enquanto se ganha apetite para o jantar.



Top 14 - A não perder:


1. Torre de Pisa
2.
Duomo (Catedral de Pisa)
3. Baptistério
4.
Camposanto
5.
Porta Nuova na Piazza D. Manin e Muralha
6. Rio Arno
7.
Ponte di Mezzo
8. Piazza Garibaldi
9. Igreja ou Chiesa di S. Maria della Spina

10.
Logge di Banchi
11. Rua
Corso Itália
12. Ruelas Medievais

13.
Piazza dei Cavalieri
14. Palazzo dell'Orologio

Comer: Como queríamos comer verdadeira comida Italiana evitando restaurantes caros e apenas virados para o turista, decidimos perguntar a um habitante local onde comer boa comida tradicional e barata.
Aconselhou-nos uma tasquinha, muito modesta por sinal e da qual a pompa não faz parte, mas onde o serviço foi exemplar e a comida, essa, divinal.
Como ao almoço tínhamos comido pizza, optámos por uma pasta al ragu e uma pasta al pomodoro.


Pizzeria Il Pomo d'oro
Via La Nunziatina, 13
56125 Pisa

Fica bastante perto do rio Arno numa transversal da rua Corso Itália.

2 comentários:

  1. Olá!

    Itália do meu coração: é um dos países mais lindos da Europa, sem dúvida.

    Adorei as vossas fotos e impressões acerca de Pisa, mas sinceramente gostei mais do prato delicioso que nos apresentaram no fim: fiquei com água na boca lol.

    Um abraço

    ResponderEliminar