10 de março de 2011

Londres, Inglaterra

Camden Town

É a zona menos conservadora de Londres, a mais excêntrica e colorida, um centro cultural e de entretenimento que se destaca pela cultura alternativa, da qual fazem parte 6 áreas a não perder:

  • Camden High Street
  • Camden Lock Market
  • Camden Stables Market
  • Camden Lock Village
  • Camden Market - Buck Street
  • Inverness Street
A Camden High Street é extremamente conhecida e procurada pelos habitantes locais e pelos turistas que pretendem divertir-se e saber um pouco mais sobre os seus frequentadores mais assíduos, que sem querer oferecem ao lugar um estilo de vida liberal, relaxado onde a cultura alternativa como o retro, funk, punk e o estilo gótico marcam presença a cada esquina.


Esta zona encontra-se especialmente superlotada aos fins-de-semana, isto porque os seus mercados recheados de todo o tipo de produtos, incluindo vestuário alternativo, música, livros, artesanato, antiguidades, comida, e outros itens mais bizarros, fazem de Camden Town uma das atracções mais populares para quem quer passar um dia ou apenas uma tarde diferente.


O Camden Lock Market marca ali presença desde 1975 e é sem dúvida o espaço mais convidativo e agradável.
Fica junto à ponte e ao canal num edifício de tijolo refractário, onde pode ler-se em letras bem grandes "CAMDEN LOCK".
Foi a partir deste espaço que esta zona ganhou fama e tem vindo a crescer ao longo dos anos, hoje é considerada um fenómeno pelo facto de convidar até ali mais de 150.000 pessoas por semana.

Tudo ali tem originalidade, por isso não deixe de visitar uma das lojas de roupa e acessórios mais futuristas de Londres, a famosa Cyberdog, e não se admire por ver dançarinos e dançarinas espalhados pela loja que animam o espaço à medida que você se tenta concentrar para ver os produtos à venda.


O Stables Market, que conta com cerca de 700 lojinhas e bancas de comércio é um dos nossos espaços preferidos para passar algumas horas e até para fazer compras variadas.
Fica num cenário histórico, ou seja, numa antiga zona que funcionou como hospital para cavalos, daí a sua decoração magnífica, onde não faltam estátuas de cavalos em bronze.


Esta zona é extensa e atrai em especial os turistas, pois é mais organizada e tem espaços para descansar.
Para quem pretende relaxar de uma forma diferente, não deixe de experimentar uma pedicure com peixes.


Se procura antiguidades este é o local a visitar, assim como Portobello Road no bairro de Notting Hill.


Para comer não deixe de visitar a Camden Lock Village, aí poderá encontrar sabores de todo o mundo.
Este mercado funciona ao longo do Regent Canal e encontra-se no lado nordeste da Chalk Farm Road.


Não é fácil encontrar um lugar para se sentar enquanto come, uma vez que a agitação domina.
As mesinhas de madeira são muito poucas e se não quer comer de pé restam-lhe uns originais assentos que fazem alusão a scooters.
Para sobremesa, atravesse a estrada e vá até ao Middle Yard, opte pelos bolos da banca da Alemanha ou pelas tradicionais panquecas Inglesas.


A Inverness Street e o Camden Market - Buck Street ficam em frente um ao outro e muito próximos da estação de metro.

A Inverness Street é um pequeno mercado de fruta e vegetais que ali marca presença desde 1900, no entanto hoje apenas se encontram ali cerca de 4 ou 5 bancas de produtos hortícolas, uma vez que o artesanato tem vindo a conquistar este mercado.

O Camden Market - Buck Street é dedicado a vestuário e calçado de péssima qualidade e talvez o espaço menos procurado e com certeza o menos atractivo.

Transportes públicos para Camden Town (zona 2):
Metro - Estação de Camden Town (Linha preta conhecida por Northern Line)
Autocarros - 24, 27, 29, 31, 46, 88, 134, 168, 242, 274, C2, N29, N31, N134, N253 (o prefixo "N" significa autocarro nocturno)

3 comentários:

  1. Olá
    Candem Town foi precisamente a parte de Londres que mais me fascinou.

    Não sei como descobriram o meu blog, mas agradeço o comentário.

    Nelson Cunha

    ResponderEliminar
  2. excelente reportagem e dicas de viagem!
    gostei especialmente do complemento das fotografias.

    parabéns por este espaço.

    ResponderEliminar