8 de agosto de 2010

Cardiff, País de Gales

Um dia é suficiente para visitar Cardiff, a capital mais nova da Europa. A cidade é extremamente pequena e encontra-se agora em crescimento, existindo neste momento duas zonas já completamente remodeladas e que fazem as maravilhas dos galeses, a zona da Baía e a zona comercial.

A nossa visita começou pelo Castelo de Cardiff, composto pela Torre do Relógio, pelo Palácio Vitoriano e pela Torre de Menagem Normanda.


São os seus pormenores, a sua beleza e localização que marcam os 2000 anos de história tão importantes para a cidade e que permitem a qualquer turista saber mais sobre a chegada dos Romanos, a conquista Normanda e o estilo Vitoriano.


O castelo fica precisamente no centro da cidade, na Castle Street, e é muito fácil encontrá-lo.
Encontra-se rodeado por imponentes muralhas devidamente ornamentadas com animais de granito.
O tempo de visita é de cerca de 3 horas, excluindo a visita ao Museu de Regimento Real.


Bilhete: £10.50 (GBP)
Horário: Das 9h00 às 17h00

A vista da Torre de Menagem no castelo é fantástica e em dias de sol pode avistar-se, bem distante, o Castelo Vermelho, Castell Coch em galês.
Já para admirar as torres do City Hall não é necessário estar sol, uma vez que este fica tão próximo do castelo que não passariam despercebidas de modo algum.


Ao lado do City Hall fica o National Museum, cuja entrada é grátis.

Exposições no National Museum em Cardiff click


O posto de turismo da cidade aconselha o turista a fazer o "Cardiff Centenary Walk", um passeio a pé pela cidade, que tem por base a visita a 41 atracções. O "Centenary Walk" tem um total de 3,6 km de distância, podendo ser iniciado em qualquer zona da cidade, para tal basta seguir as setas nos marcos acobreados que se encontram cravados pelo chão de Cardiff.


O posto de turismo, onde se pode adquirir o guia e mapa para esta caminhada centenária fica em:
The Old Library
The Hayes
Cardiff
CF10 1WE

Próximo do posto de turismo pode também visitar-se o moderno Estádio Millenium, o maior estádio totalmente coberto do País de Gales e da Europa e cujo tecto de grandiosa dimensão é completamente amovível. Tem capacidade para 74 500 pessoas tendo sido construído não só para jogos de rugby, como também jogos de futebol e concertos de grande dimensão.
O bilhete para visitar o estádio sem assistir a qualquer jogo é de £6.50 (GBP).


Em frente ao estádio fica a envelhecida mas elegante estação de comboio de Cardiff.


No coração da cidade fica também a Igreja de São João Batista, este espaço de culto tem mais de 8 séculos e é o edifício mais antigo da capital, pelo que mantém ainda hoje todas as características significativas do que permanece do antigo bairro medieval.


Não é necessário apanhar um taxi ou qualquer outro meio de transporte para visitar o famoso mercado de Cardiff. Este fica muito próximo da Igreja e marca presença no mesmo local há mais de 100 anos num edifício de estilo vitoriano e debaixo de um elegante telhado de vidro.
Nele pode encontrar-se uma grande variedade de produtos locais, no entanto o destaque vai para as tendinhas das tradicionais empadas de porco galesas.
Aberto de segunda a sábado das 8h00 às 17h30.
Entrada pela St. Mary Street e/ ou Trinity Street.


A Queen Street é hoje uma elegante rua pedestre, cheia de vida e de artistas que a vão animando. É muito procurada tanto pelos habitantes da cidade, como pelos turistas, pois pode-se encontrar uma grande variedade de lojas para todo o tipo de carteiras.


E para relaxar nada melhor que parar num pub típico galês e beber a sua bebida natal, a famosa Brains.


A zona da Baía de Cardiff, agora completamente remodelada, é uma zona moderna e cuidada com uma vida nocturna vibrante.
Autocarro nº 6 do centro de Cardiff para a Baía.


A envolvência da Baía deu lugar a inúmeros bares e restaurantes que desfrutam de uma excelente vista sobre aquilo que foi, outrora, a porta de saída para a exportação do carvão.


Hoje esta zona a sul da cidade funciona como ponto de encontro e como lugar de actividades e festivais, com grande destaque para o Festival Internacional de Comida e para o Festival de Etnias.


Nesta zona portuária fica o Millenium Centre, espaço inteiramente dedicado à cultura. O edifício é futurista e imponente, onde em determinados dias se pode assistir a concertos grátis junto à hora de almoço.


É o Millenum Centre que em dias de sol faz com que a Baía ganhe um brilho ainda mais especial e isso nota-se quando as chapas de cobre que isolam a fachada do edifício refletem não só os raios de sol como também os visitantes que tentam brincar com as letras cravadas nas mesmas.


Sendo este um dos top 12 a não perder, não perca também o seu interior e repare na elegância do espaço.
Para saber um pouco mais sobre a construção e evolução do mesmo existe à venda no próprio Millenium Centre um livro guia para complementar a experiência do visitante e que funciona também como souvenir.



Top 12 - A não perder:

1. Cardiff Castle

2. National Museum

3. Cardiff City Hall

4. Queen Street
5. Mercado
6. Igreja de São João Batista
7. Brains- a cerveja galesa
8. Estádio Millennium (rugby)

9. Baía
10. Millennium Centre
11. Caerphilly Castle

12. Castell Coch ou Red Castle


Para Comer: Optámos pela cadeia de restaurantes "PREZZO", que serve comida italiana, como já conheciamos e adoramos as pizzas cozidas em forno de lenha, não hesitámos.

Cadeia de Restaurantes Prezzo click


Na St. Mary Street

6 comentários:

  1. Olá!!!!

    Estou indo para Cardiff no final de julho, gostaria de saber como faço para ir do centro da cidade para o Caerphilly Castle.

    Agradeço desde já!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Olá Viviane, poderá viajar a partir da Estação Central de Comboios de Cardiff para Rhymney ou Bargoed, a viagem é de cerca de 20 minutos. O Castelo Caerphilly fica a cerca de 10 minutos a pé. Desejamos-lhe uma óptima visita :)

    ResponderEliminar
  3. Ótimas dicas, achei Cardiff uma cidade muito linda..
    Muito Obrigado pelas dicas

    ResponderEliminar
  4. Olá...algum hotel especifico proximo a estação?
    Estou indo em Abril viajar toda Europa, porem gostaria de chegar em Cardiff final da tarde, ficar em um hotel e passear o outro dia inteiro, depois pegar um trem para Bruxelas. Se tiver alguma dica, por favor me fale!

    Abraço e gostei muito das postagens e dicas, vou fazer conforme especificado.

    ResponderEliminar
  5. Olá Juliano,obrigado pelo seu comentário. Esperamos que as nossas dicas lhe sejam úteis.
    Em relação a hotel aconselhamos o Park Plaza Cardiff, mas ao mesmo tempo achamos que só por uma noite não se justifica ir para um hotel tão bom, afinal se vai apanhar o comboio no dia seguinte, de certo que não vai poder usufruir do que o hotel tem para lhe oferecer.
    Apesar de Cardiff ser uma cidade bastante pequena, onde não se irá perder, terá muitos outros hóteis caso não siga a nossa sugestão.
    Bom, resta-nos desejar lhe uma excelente viagem pela Europa e que tudo corra como deseja.
    Abraço ;)

    ResponderEliminar
  6. Ola gostaria de mais infrmacoes acerca de quantos dias ficar em wales, eu gostaria de conhecer as cidades onde tem castelo os castelos mais famosos vc poderia me dizer algumas cidades e o site de onde posso comprar as passagens de trem? mto obrigado.. meu email é fabianoipib@hotmail.com

    ResponderEliminar