1 de agosto de 2009

Bruxelas, Bélgica

Bruxelas é a cidade ideal para passar um fim-de-semana, é pequena e cheia de charme.
Viajámos no Eurostar, partimos de Londres, King's Cross St. Pancras, e saímos na Gare du Midi onde apanhamos o metro (linha 2) para o centro de Bruxelas, Gare Centrale.

Mapa dos transportes da cidade click

Como íamos visitar um local tão famoso pelos seus chocolates levávamos connosco uma mala e meia cheia de expectativas e costuma-se dizer que quando as expectativas são grandes a desilusão é ainda maior, mas não foi o caso.
Bruxelas é mesmo o local ideal para gulosos como nós. Há inúmeras lojas de chocolates espalhadas pela cidade e todas elas com aspecto muito convidativo, tal como a Leonidas, Godiva, e a famosa Newhaus que fica nas Galeries Royales de Saint-Hubert.


As Galeries Royales de Saint-Hubert foram o primeiro Shopping-Arcada fechado da Europa, construídas em 1847. A sua arquitectura é de uma classe tal que apetece passar algum tempo por ali e mais algum se possível.
As Galeries estão cobertas por um telhado de vidro, decoradas com pilares de mármore e várias estátuas adornam as 3 arcadas: a Galerie du Roi, a Galerie de la Reine, e a arcada mais pequena a Galerie des Princes.
Aí, no rés-do-chão, pode também encontrar elegantes cafés, luxuosas ourivesarias, casas de decoração, de roupa, de peles e uma requintada livraria, entre outras lojas. Por cima existem apartamentos, cujas rendas não são caras, mas que têm uma longa lista de espera.


A Grand Place, Praça do Mercado, património Mundial da UNESCO, é considerada uma das praças mais belas do mundo.


É aí que se comemoram os principais eventos de Bruxelas, transformando a praça num gigante "tapete" de flores.
Os edifícios históricos que a rodeiam (alguns do séc. XV) outrora associações de artesãos, são hoje edifícios admirados por turistas, que dão hoje vida a cafés, restaurantes e chocolatarias.
Nela está a Câmara Municipal de Bruxelas, Hôtel de Ville, onde todos os dias à noite se oferece um espectáculo de iluminação acompanhado de música clássica (nesse momento há que ter cuidado com os carteiristas).
Em frente à Câmara Municipal está a Maison du Roi, hoje museu histórico da cidade.


O Manneken Pis, estátua de bronze de um menino a fazer xixi, é uma das principais atracções da cidade. Foi criada pelo escultor Jerome Duquesnoy em 1619 com o objectivo de decorar a fonte onde hoje se encontra, pois nem sempre esta estátua ali esteve uma vez que a intenção era protege-la dos bombardeamentos das guerras.
Hoje em dia o Manneken Pis tem cerca de 800 trajes todos oferecidos, encontrando-se parte no museu histórico da cidade, Maison du Roi.


Uma vez em Bruxelas, não deixe de experimentar os deliciosos biscoitos da famosa Maison J. Dandoy. Aberto desde 1829, este negócio de família já conta com 6 gerações e várias lojinhas abertas, mas a original fica entre a Grand Place e o edifício da Bolsa (Bourse) na rua: Boterstraat 31 Rue au Beurre.
Nesta mesma rua visite também pelo menos uma das lojas que se dedica única e exclusivamente à venda de cerveja, vai ver que fica admirado com a quantidade de tipos e marcas que existem à venda.


Se for um grande viciado da Banda Desenhada não perca o Centre Belge de la Bande Dessinée, este museu decerto terá muito que lhe fará recordar momentos da sua infância.
Ao comprar o bilhete, se preferir, peça um dossiê da história traduzida para Português.
Entrada: € 7,50 por adulto
20 rue des Sables (Zandstraat)


A Cathédrale des Saints Michel et Gudule é a maior e mais requintada igreja de Bruxelas, onde os vitrais assim como a impressionante altura do seu interior não passam despercebidos.
O púlpito em madeira de 1699, de estilo barroco e cuidadosamente trabalhado é dos mais bonitos que já tivemos oportunidade de apreciar.
A Catedral foi dedicada a St. Michel, santo padroeiro de Bruxelas e a St.Gudule, um santo local do séc. VIII conhecido por ter enganado o diabo.
Entrada: Grátis


Junto ao Parque de Bruxelas encontra-se o Palácio Real e junto a este a Igreja Saint-Jacques-sur-Coudenberg.


No norte de Bruxelas visite o Atomium, monumento com 102 metros de altura, composto por 9 esferas bem grandes, sendo a esfera do topo um restaurante.
Este monumento foi inaugurado em 1958 com o objectivo de homenagear a importância da Bélgica na produção do aço.


Na Rue des Bouchers encontra imensos restaurantes onde só comem turistas, pois os habitantes locais evitam estes lugares, talvez devido aos preços e à qualidade.


Como não comemos por aqui, não podemos aconselhar um em especial, de qualquer forma esta rua merece um passeio junto à hora de jantar.
Em relação aos empregados que o tentam convencer a jantar, o melhor é dar um sorriso, agradecer e continuar.


Top 10 - A não perder:

1. Galeries Royales de Saint-Hubert
2. Grand Place
3. Manneken-Pis
4. Maison J. Dandoy
5. Centre Belge de la Bande Dessinée
6. Cathédrale des Saints Michel et Gudule
7. Palais Royal
8. Église Saint-Jacques-sur-Coudenberg
9. Atomium
10. Rue des Bouchers

(DICA) Se quer experimentar comida típica opte pelas tão conhecidas batatas fritas de Bruxelas servidas em papel e acompanhe-as com o que quiser, nem que seja só por molhos.


Típicos de Bruxelas também são as caçarolas de mexilhões.

Para sobremesa ou para fazer uma simples pausa, vá até ao Haagen-dazs nas Galeries Royales de Saint-Hubert e relaxe ao sabor de uma waffle belga.

Sem comentários:

Enviar um comentário