29 de agosto de 2009

Praga, República Checa

Ao sairmos do aeroporto optámos por apanhar o autocarro nº 119 que vai até à estação de metro "Dejvická" e aí apanhámos a linha verde (A) até Mustek, onde mudámos para a linha amarela (B). (Demoramos no total 45 minutos)
Saímos em Namesti Republiky, pois o nosso Hotel ficava a 3 minutos.
O táxi para o centro de Praga custa cerca de 700 (CZK), nós pagámos pelo autocarro e metro 26 (CZK) cada um, porque os bilhetes podem ser usados durante 90 minutos em qualquer meio de transporte público. Embora tudo seja bem mais barato por lá, é sempre bom poupar algum.

O dia estava lindo, o céu azul... e a nossa primeira impressão foi "UAU" assim que subimos as escadas da estação de metro e demos literalmente de caras com a Casa Municipal (Obecní dům) e ao lado desta o Portão de Pólvora. Ficámos logo entusiasmados, estavamos perante 2 dos top 10, mas como não queríamos andar com as "tralhas" atrás, fomos primeiro ao Hotel.


Praga é uma cidade com muito para visitar, por isso o tempo tem de ser bem gerido... mas uma coisa boa é que os monumentos ficam muito perto uns dos outros e isso fez com que os transportes públicos ficassem logo à partida excluídos dos nossos planos.


Praga é constituída por cinco "bairros turísticos", três deles ficam de um lado do rio Moldava e os outros dois do outro.


STARÉ MÉSTO (Bairro da cidade velha, centro)
Depois de o visitar, quando nos lembramos desta zona a primeira imagem que nos vem imediatamente à cabeça é a da famosa Praça da Cidade Velha, onde os edifícios de estilo românico, barroco e gótico estão cuidadosamente preservados, onde os turistas apreciam o artesanato e podem degustar alguns dos produtos típicos Checos.


Não há turista que não a pise, que não fotografe alguns dos edifícios que a envolvem, a Catedral de Nossa Senhora de Týn, a Igreja de São Nicolau, o relógio Astronómico medieval, que a cada hora certa convida os turistas a ver uma breve procissão de Cristo e dos apóstolos rodeados daquilo que representa o figura humana: a Avareza, a Vaidade, a Morte e o Turco.


As ruelas estreitas e irregulares, a rua Celetná, as igrejas que encontramos a quase cada esquina, e o ambiente que ali se vive marcam sem dúvida a visita a esta cidade.


A ponte Carlos IV (séc. XIV) é de beleza impar, aconselhamos a fotografá-la ao amanhecer, a meio do dia e especialmete ao pôr-do-sol, mas façam-no a partir de ambas as torres. Nela estão 30 estátuas esculpidas entre 1600 e 1800 que representam Santos Católicos, o que faz com que a travessia pedestre se torne mais morosa, uma vez que todos a querem fotografar para marcar o momento.
Em 1992, o centro histórico de Praga entrou na Lista do Património Mundial da UNESCO.


NOVÉ MÉSTO (Cidade Nova)
A Cidade Nova foi construída como uma extensão da parte antiga da cidade no século 14, no entanto, apesar da sua antiguidade, a maior parte já foi modernizada. Esta zona é comercial e de serviços.


A atracção principal é a Praça Venceslau, que tem muitos restaurantes e lojas. Nela está o famoso Hotel Europa e o Museu Nacional.


JOSEFOV (Bairro Judeu) Um dos pontos mais interessantes do Bairro Judeu é o antigo cemitério e as sinagogas, entre elas pode visitar-se a mais antiga da Europa, Sinagoga de Staronová (sinagoga velha-nova), fundada em 1270.
Por falta de tempo não conseguimos dar a importância que queríamos a esta zona da cidade.
Não guardem o sábado para visitar o bairro Josefov, pois para os Judeus os sábados são sagrados, por isso só é possível passear pelas ruas, não podendo entrar no cemitério nem nas sinagogas.
O preço para visitar o Museu Judaico (conjunto de edifícios Judaicos) é 300 (CZK).

MALÁ STRANA (Zona onde todos os edifícios são anteriores ao séc. XIX) Este bairro da cidade tem também muito que visitar.


Não deixe de entrar na igreja de São Nicolau e na igreja de Maria Vitoriosa, esta última tem uma fachada muito simples e que só atrai os turistas por albergar a imagem do Menino Jesus de Praga.


Muito perto desta igreja, e porque a distância é realmente longa tivemos de nos render ao funicular (26 CZK) para chegar ao Monte Petrin. A vista daí para a cidade e para o Castelo é magnífica e se tivéssemos os braços muito compridos como os que ganhámos no "labirinto dos espelhos" tocaríamos em cada torre da cidade.


Antes de descer novamente para o centro de Praga visite a torre de Petrin (cópia reduzida da Torre Eiffel) e se foi ou ainda é um fã dos Beatles vá até ao muro de John Lennon onde encontrará uma parede repleta de imagens do ex-Beatle.


PRAZSKÝ HRAD A HRADCANY (Zona do Castelo de Praga)

O Castelo de Praga (hoje residência oficial do governo Checo) foi inaugurado por volta do ano 880 pelo príncipe Borijov, conde da Boêmia. No entanto, com o passar dos anos o Castelo foi sofrendo alterações e ao mesmo foram acrescentados torres e igrejas passando o Castelo a ser constituído por um conjunto de edifícios.
Quem quer que o visite deve reservar pelo menos cerca de 4 a 5 horas, pois para além de ter todo o conjunto de edifícios para visitar, há que contar ainda com as filas de turistas.
Havia 3 tipos de bilhetes à venda, nós optámos pelo mais barato que nos custou 250 (CZK) a cada um, permitindo-nos visitar o Antigo Palácio Real, a Basílica de São Jorge e o Convento de São Jorge, a Ruela d'Ouro, a Galeria do Castelo, a Torre de Pólvora, a Torre Daliborka, a Catedral de São Vito, os jardins e a vinha de São Venceslau.


O Castelo é o local mais popular de Praga por isso quanto mais cedo chegar, melhor.


TOP 15 - A não perder:

1. Castelo de Praga
2. Catedral de São Vito
3. Basílica de São Jorge
4. Ruela d'Ouro
5.
Loreto- Igreja Barroca
6. Ponte Carlos IV
7. Cemitério Judeu
8. Museu Nacional na Praça Venceslau
9.
Relógio Astronómico
10. Catedral de Nossa Senhora de Týn
11. Rua Celetná (a mais antiga da cidade)
12.
Monte Petrin (aí está uma cópia reduzida da Torre Eiffel e o labirinto de espelhos)
13. Concerto ao vivo em qualquer igreja
14.
Casa Municipal "Obecní dům"
15. Portão de Pólvora


(DICA) Para os mais bem-humorados aconselhamos a visita ao "labirinto dos espelhos". Fica no Monte Petrin e é um espaço muito pequeno, por isso a visita deve ser bem aproveitada.
Depois de passarem o labirinto encontram o "mirror maze" e aí podem ver como ficam em ponto GORDO em ponto magro, alto, anão, sei lá.... é engraçado. Entrada 70 (CZK)

ONDE COMER- Para comer bem e a preços razoáveis opta pela cadeia de restaurantes "KOLKOVNA".
Experimente a comida típica Checa, como por exemplo:
Plzeňský guláš
Svíčková na smetaně
No bairro de STARÉ MÉSTO encontra um dos restaurantes "KOLKOVNA" em:
celnici 4 V
110 00 Praha 1, Czech Republic
http://www.kolkovna.cz


A cinco minutos da Ponte Carlos IV no bairro MALÁ STRANA experimente o Café & Restaurante "cukrkávalimonáda" a comida é óptima e a apresentação faz "crescer água na boca". Experimente as saladas ou massas frescas.
Encontrámos este espaço sem querer, depois descobrimos que tanto a revista "Time Out" como o jornal "The guardian" (24 de Out.2007) já o recomendaram em várias edições.
Preço: razoável (não estranhe se lhe oferecerem uma maçã juntamente com a conta)
Horário de funcionamento: 9h00- 19h00
Morada: Lázeñská 7,
Praha 1

1 comentário:

  1. Ola Ana e Armindo!!

    Obrigada por seguirem o Tabuleiro!!
    Legal ter achado Praga aqui no blog de vcs, pois acho que sera o meu proximo destino.

    Abraços e voltem sempre!

    ResponderEliminar