30 de maio de 2009

Barcelona, Espanha

Assim que saímos do Aeroporto de Barcelona (BCN) apanhámos o autocarro para o centro, o Aerobus A1, cuja última paragem é na Plaça Catalunya. Preço por viagem por pessoa 5 Euros, percurso diário entre as 5h30 e a 00h30.
Era quase meio-dia e estava bastante calor, mas antes de irmos comer alguma coisa procurámos o nosso hotel para nos libertarmos dos nossos trolleys e para começar a explorar a cidade.
Já tínhamos o plano do que teríamos tempo para visitar, ou seja, visitaríamos 5 dos 10 bairros históricos de Barcelona (Ciutat Vella; L'Eixample; Sants-Montjuïc; Gràcia; Horta-Guinardó; Les Corts; Sarrià - Sant Gervasi; Nou Barris; Sant Andreu; Sant Martí) e como o hotel ficava mesmo junto à La Rambla, foi mesmo por aí que começámos.

Mapa dos bairros de Barcelona click


Ciutat Vella
A La Rambla de Barcelona é a rua mais emblemática da cidade, cheia de movimento e muita vida, onde os turistas caminham sem se cansar ao longo de 1km e 200 metros ligando a Plaça Catalunya ao porto da cidade, porto Vell.
Ao longo desta rua parámos inúmeras vezes, ora para apreciar um prédio, um artista de rua, para marcar o momento com algumas fotografias e até para despistar um ou dois carteiristas, sim porque carteiristas é o que não falta por lá.


Barcelona está muito bem organizada em termos de transportes públicos, no entanto grande parte da nossa visita foi feita a pé. Chegámos a pensar fazê-lo de bicicleta uma vez que a cidade dispõe de um bom sistema de aluguer das mesmas, mas acabámos por não fazê-lo.


Se estiver perto do porto Vell passeie pela mais recente continuação de La Rambla, aquela a que deram o nome de La Rambla de Mar, uma espécie de passarela construída em ferro e madeira e que convida a relaxar e a deixar para trás o barulho da cidade.
Uma das maiores atracções junto ao porto Vell é o aquário.
Se caminhar em direcção a Barceloneta, antigo bairro de pescadores, terá oportunidade de ver como esta zona está bem cuidada e como é importante para harmonizar a cidade.
Se visitar a cidade na segunda quinzena de Junho participe nos festejos de São João (dia 23) onde não faltam fogueiras, "demónios" que dançam ao ritmo de música tradicional e muito fogo-de-artifício e no dia seguinte relaxe na praia.
Se for um amante da náutica vá até ao Porto Olímpico e aprecie alguns dos barcos que se encontram por lá.

Ainda na Ciutat Vella deixe-se perder pelas encantadoras ruelas do Quarteirão Gótico, coração da cidade. Muito difícil é andar por esta zona e não se deparar com edifícios medievais que por um motivo ou outro o obrigam a parar e a marcar o momento com mais uma fotografia. Tal como nos aconteceu ao darmos de caras com a Passarela neogótica da Carrer del Bisbe, com a Plaça del Rei e com a Plaça del Pi (onde pode encontrar um pequeno mercado de produtos gourmet ao final da tarde de cada fim de semana).


Referência cultural e conhecido hoje em dia internacionalmente pelos seus produtos gourmet é o famoso Mercado de la Boqueria, que apesar do crescimento massivo das grandes superfícies tem conseguido reinventar-se não só devido à forma como trata os seus clientes mas também devido à qualidade dos produtos aí vendidos.

Não tivemos oportunidade de apreciar a fachada de Santa Eulália Catedral Basílica de Barcelona uma vez que estava em obras, no entanto aconselhamos a visita a todos os que gostam de apreciar vitrais e criptas ou de comparar púlpitos. Se estiver sem pressas dirija-se ao claustro da mesma, sente-se junto ao pequeno lago e deixe que os gansos se metam consigo. Entrada: 5 Euros por pessoa.



Eixample
Se quer visitar apenas algumas das obras mais conhecidas de Gaudi, vá até ao bairro L' Eixample, onde poderá apreciar a Sagrada Família, passear pelo terraço da Casa Milà, mais conhecida por "La Pedrera", e dar uma espreitadela na Casa Batlló.


A Sagrada Família é um templo que se encontra em processo de construção desde 1882, sendo uma das obras mais emblemáticas de Barcelona e o mais grandioso projecto de Gaudi, cuja conclusão está prevista para 2022.
Hoje em dia é possível apreciar duas fachadas, uma dedicada ao Nascimento de Jesus e a outra à Paixão de Cristo, no entanto, quando o templo estiver concluído terá uma terceira, com referência à Glória de Jesus Ressuscitado. Terá 18 torres: Doze dedicadas aos apóstolos, quatro aos Evangelistas, uma a Nossa Senhora e outra a Jesus, cuja altitude atingirá os 170 metros.
Caso tenha vertigens não aconselhamos que suba às actuais torres uma vez que terá de descer obrigatoriamente a pé.

Plaça Sagrada Família
Metro mais próximo: Sagrada Família
Autocarros: 18, 19, 33, 34, 43, 44, 48, 50, 51
Entrada: 12 € + 2,50 € para subir a uma das torres
Horário de visita: Das 9h00 às 18h00 (Outubro a Março) e 20h00 (Abril a Setembro)


A Casa Milà ou "La Pedrera" (Património Mundial da UNESCO desde 1984) foi o último bloco de apartamentos construído entre 1906 e 1912 por Antoni Gaudi, sendo considerada como uma das suas obras mais completas.
Faz a diferença devido aos inúmeros detalhes revolucionários e pioneiros que demonstram o quão brilhante era a técnica e criatividade deste grande mestre, desde as chaminés ao gradeamento das varandas, tudo marca o seu próprio estilo.
Se é um apreciador do Modernismo considere esta visita obrigatória.
Passeig de Gràcia, 92
Metro mais próximo: Diagonal ou
Passeig de Gràcia
Autocarro: 7, 16, 17, 22, 24, 28
Entrada: 10
Horário de visita: Outono/ Inverno das 9h00 às 18h30
Primavera/ Verão das 9h00 às 20h00


A Casa Batlló foi construída entre 1905 e 1907 e reconhecida em 2005 pela UNESCO como património Mundial.
Os habitantes locais apelidaram-na de "Casa dos Ossos", uma vez que as varandas se parecem com caveiras e os pilares que as suportam se parecem com ossos.
O seu estilo arquitectónico é modernista e surreal não só devido às suas formas e alusões mas também aos materiais usados, uma vez
favoritos de Gaudi, tais como os azulejos de cerâmica e mosaicos, todos eles fundamentais ao resultado final.
Passeig de Gràcia
Metro mais próximo:
Passeig de Gràcia
Autocarro: 7, 16, 17, 22, 24, 28
Entrada: 18
Horário de visita: 9h00 às 20h00


Horta-Guinardó

O Parc Güell fica no bairro Horta-Guinardó, um pouco retirado do centro da cidade, no entanto vale a pena visitá-lo, não fosse este o expoente máximo do modernismo catalão e uma das obras desenhadas por Gaudi.
Neste parque, no Caminho do Rosário, pode visitar-se a Casa-Museu Gaudí, onde o mesmo viveu de 1906 até 1925 juntamente com seu pai.
Carrer d'Olot
Metro mais próximo: Lesseps (L3)
Autocarro: 24, 25
Entrada: Gratuita
Horário de visita: 10h00 às 20h00


Montjuïc
Guarde pelo menos 4 a 5 horas para passear pelos jardins de Montjuïc, pulmão verde de Barcelona, uma vez que são vários os espaços culturais e lúdicos que pode visitar.
Nós optámos por subir no funicular, mas teríamos feito uma escolha mais acertada se tivéssemos optado pelo teleférico a partir do qual a vista sobre o porto Vell e a cidade deve ser magnífica.
Caso também opte pelo funicular, tal como nós, o metro mais próximo é : Paralel (L2) (L3) e daí apanhe o funicular.


Top 16 - A não perder

1. La Rambla

2. El Raval
3. Quarteirão Gótico
4. Mercat de La Boqueria
5. Rambla de Mar
6. Barceloneta
7. Sagrada Família
8. La Pedrera
9. Casa Batlló
10. Plaça del Rei
11. Santa Eulália Catedral Basílica de Barcelona
12. Parc de la Ciutadella
13. Museu Picasso
14. Palau Güell
15. Parc Güell
16. Montjuïc:
-Fundació Joan Miró
-Castell de Montjuïc
-Palau Nacional
-MNAC ’s (Museu Nacional d'Art de Catalunya)
-Estadi Olímpic
-Palau Sant Jordi

Comer- Se gosta de comer bem não hesite em experimentar o restaurante Les Quinze Nits, fica na linda Plaça Real, nº 6.
A cozinha é tipicamente mediterrânica, o serviço é excelente, e ainda melhor os preços são muito simpáticos.
Não desista por causa da fila de espera, estas andam muito rápido.
Metro mais próximo: Liceu (L3)
Autocarro: 14, 38, 59, 91, N9, N12, N15
Horário: Das 13h00 às 15.45 e das 8h30 às 11h30
Restaurante Les Quinze Nits click





4 comentários:

  1. Oi! Acabei de marcar a minha viagem para Barcelona ;) Apesar de só ir em Outubro, já comecei a pesquisar alguma informação :D Posso- te perguntar quantos dias estiveste lá? Eu vou estar lá 4 dias completos... E qual o meio de transporte que utilizaste? Quando fui a Madrid, percorri tudo de metro! Será que em Barcelona também é o aconselhável? Gracias!

    ResponderEliminar
  2. Olá Traveling and Living,
    Barcelona...óptima escolha!
    A nossa estadia foi de 4 dias completos, tempo suficiente para visitar os principais bairros da cidade.
    Em relação aos transportes, tanto andámos de metro como de autocarro, pois a cidade tem uma excelente rede de transportes e isso permite escolher qual o mais conveniente de acordo com as distâncias.
    Seja qual for a vossa escolha, tenham muito cuidado com os carteiristas.
    Abraço,
    viagens-a-2

    ResponderEliminar
  3. Olá olá :) finalmente a viagem a Barcelona está a aproximar-se! :) já pesquisei bastante e defini o itinerário para 4 dias: http://traveling-living.blogspot.com/2011/10/barcelona-parte-i-o-planeamento.html

    Gostava que vissem e que dessem a vossa opinião. Será que me falta algo? Será que seleccionei demasiadas coisas para ver num dia?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Olá! Acabadinha de chegar de Barcelona, estive a ler o vosso post para verificar se não ficou nada por ver! Penso que vi tudo o que tinha planeado e mais ainda :)
    De qualquer forma, tenho-vos a dizer que nesta minha viagem, houve 2 coisas que diferiram do vosso post:
    1 - A entrada na Catedral de Barcelona foi gratuita;
    2 - Subimos e descemos a torre da Sagrada Familia de elevador!
    Afinal, as coisas têm de evoluir, né? :)

    ResponderEliminar